Quem somos..


Quem somos

Nosso escritório

Um pouco de História...

Serviços prestados

Cidadania Passo a Passo

Saiba se você tem direito

Busca de certidões na Itália

Cidadania Italiana no Brasil

Cidadania Italiana na Itália

Comparativo entre cidadanias

Dúvidas Cidadania no Brasil

Dúvidas Cidadania na Itália

Naturalização italiana por
 casamento


Legalização de certidões

Informativos  diversos

Direitos e deveres

Nosso BANNER em seu site

Escritório Londres

Marque sua Consulta





 


 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mapa do Site

 
 
 
SAIBA SE VOCÊ TEM DIREITO  
com gráfico ilustrativo
 
 



Exemplos de reconhecimentossão da Cidadania Italiana, a cidadania italiana NÃO TEM LIMITE DE GERAÇÃO , exemplificamos aqui apenas a partir dos bisavôs, mas podem ser também  tataravôs, tetravôs, etc...  

 

 

RECONHECIMENTO DA CIDADANIA ITALIANA POR LINHA MATERNA


A mulher italiana no passado não tinha direita a reconhecimento da cidadania italiana segundo a Constituição do Reino da Itália. Tal carta constitucional durou até o final da II Guerra Mundial. Com o término dos eventos bélicos, foi votada a 1a. Constituição da República (1947), que dava às mulheres o direito de reconhecer a cidadania aos seus descendentes. Como esta Carta entrou em vigor em 1° de janeiro de 1948, claramente apenas os filhos nascidos após tal data adquirem a cidadania da mãe italiana.


REGRA BÁSICA:

A mulher
PODE ter nascido ANTES de 01.01.1948,  NÃO  tem problema.

MAS....

O (a) filho (a) dela (desta mulher que nasceu antes de 1948) que
DEVERÁ nascer
A PARTIR de 01.01.1948 para ter direito a cidadania.

Caso este (a) filho (a) tenha nascido
ANTES de 01.01.1948, NÃO terá direito, nem este (a) filho (a) nem seus descendentes.


 

Nota de nosso escritório - Sobre cidadania pelo lado materno - Processos Judiciais

CIDADANIA PELO LADO MATERNO, ATUAMOS COM PROCESSOS JUDICIAIS EM ROMA CONSULTE-NOS



 

VEJA O GRÁFICO ABAIXO


 

TRÊS FORMAS PARA SE ADQUIRIR A CIDADANIA ITALIANA

São elas:

  • Direito sanguíneo - por descendência direta

  • Direito de solo - jus solis

  • Naturalização por casamento

 

ITALIANO NATURALIZADO BRASILEIRO

A cidadania italiana é reconhecida SOMENTE aos filhos nascidos antes da naturalização; se o filho nasceu após o italiano ter se naturalizado brasileiro, a cidadania não será mais possível.
Se a naturalização do italiano ocorreu após 16 de agosto de 1992 o cidadão italiano que adquire outra cidadania conserva a italiana, se não optar pela renúncia formal da mesma. Por outro lado, para aqueles que se naturalizaram antes de 16 de agosto de 1992 e que, com base na legislação anterior, perderam a cidadania italiana.
O
s interessados podem readquirir a cidadania italiana transferindo a própria residência para a Itália e seguindo as outras condições prescritas pela lei. A cidadania readquirida è reconhecida aos filhos menores de idade.

Recebemos muitos e-mails perguntando:
Uma vez o italiano tendo se naturalizado antes do filho nascer (logo não é possível reconhecer a cidadania ao filho e seus descendentes) poderia neste caso o filho do italiano naturalizado ou outros descendentes solicitar a cidadania pelo pai deste italiano q se naturalizou???
R=> Infelizmente isso não é possível, pois a lei italiana não permite, nem pelo pai, mãe, tios ou demais parentes. A solicitação é feita pelo seu italiano mais próximo, e se ele se naturalizou antes do nascimento de seu filho, o direito a reconhecimento da cidadania acabou ai.
 

DUPLA CIDADANIA OU CIDADANIA ITALIANA POR CASAMENTO

MULHER*(esposa)
adquire automaticamente a dupla cidadania, conservando a cidadania original, pelo marido, se casou até o dia 27/04/1983.
MARIDO* nunca tem pela mulher.

* O direito que é cabido, para aos cônjuges que não tem direito a Dupla Cidadania, e após três anos de casamento, devidamente comprovados em registro civil, é a NATURALIZAÇÃO.

 A aquisição de outra nacionalidade pelo cidadão brasileiro, derivada de casamento, não implica na perda da nacionalidade brasileira

 

Informações suplementares => clique aqui

 
Informações baseadas no site oficial do Consulado Geral da Itália em SP - Capital - Este Consulado engloba Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia. Mas, atualmente está sendo válida para todos os outros estados do Brasil.   Copyright ©1998 - 2004. CONSOLATO GENERALE D´ITALIA, SAN PAOLO, BRASILE.

Editado por GW MASTER